Avançar para o conteúdo principal
"Motivação e Método", sessão com o Dr. António Estanqueiro, professor de Filosofia e Psicologia aposentado, colaborador de diversos órgãos de comunicação social e coautor de vários manuais escolares e de obras como Dicionário Breve de Filosofia, A Sabedoria dos Provérbios, Boas Práticas na Educação, Saber Lidar com as Pessoas, Comunicar com os Filhos e Aprender a Estudar.


Os alunos das turmas A e G do 10º ano, do 11ºG e do 12ºF, acompanhados pelos seus professores de filosofia e história, ouviram atentamente os conselhos de quem muito entende sobre motivação, aprendizagem e memória.

Aqui ficam alguns testemunhos de alunos que estiveram presentes nesta sessão:


"(...) não existe um método único, cada um deve desenvolver técnicas adequadas (...) a autoavaliação, adquirir, reter e recordar informação, a motivação intrínseca e a regularidade do estudo são particularmente importantes para estudar eficazmente e obter bons resultados."
Alice Santos, 10ºA

"Embora já tivesse explorado o assunto em diversos websites e blogs, tinha apenas uma ideia geral dos diferentes métodos de estudo. Ao aprender as duas categorias de "razões para estudar", respondi a uma dúvida que tinha há tempos."
Miguel Gonçalves, 10º A

"(...) aprendemos os mecanismos cerebrais básicos para tornar o nosso estudo mais eficiente."
Miguel Rocha, 10º A

"Achámos esta atividade muito importante, especialmente a parte em que foi distinguida a motivação intrínseca da extrínseca."
Mariana Costa e Gonçalo Lousa, 10º A



CHAVES DO SUCESSO ESCOLAR:

MOTIVAÇÃO
(QUERER ESTUDAR)

MÉTODO
(SABER ESTUDAR)

ESFORÇO
(ESTUDAR COM REGULARIDADE)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...

"A arte de ser português"

  A 13 de dezembro, o professor Jorge Cerejeira voltou à ESQM a fim de fazer uma apresentação sobre "A arte de ser português", para as turmas A, B, C e D, do 12º ano, acompanhadas pelas professoras Maria Filomena Santos e Sandra Carreira. Os objetivos das sessões foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender Mensagem , de Fernando Pessoa. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do império português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio, poema irmão de "Lisbon revisited". Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em rel...