quinta-feira, 20 de novembro de 2014

E este é o livro de novembro:


O Triunfo dos Porcos (Animal Farm, título original inglês), foi publicado em 1945. George Orwell, o seu autor, criou um enredo onde a traição e a corrupção ocupam um lugar importante. Utilizando animais de uma quinta como personagens principais desse romance satírico, o que está em causa nesta obra, no entanto, é a condição humana e as suas fraquezas. Paródia dura e severa sobre as sociedades modernas, o que podemos ler neste texto é, mesmo assim, uma divertida paródia. Os animais da quinta governam-na, e tentam criar uma sociedade utópica. Nessa sociedade, todos são iguais e devem ser tratados dessa maneira. Porém, com a passagem do tempo, percebe-se que há uns mais iguais do que outros.


(o porco que se vê na capa é Napoleão, o grande ditador de Animal Farm)


Num primeiro momento, os novos Mandamentos da quinta eram os seguintes:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

Mas depois… tudo se altera, como poderão ler se requisitarem este livro. No entanto, não te esqueças disto: O Triunfo dos Porcos é bastante divertido, mas há nele uma mensagem muito séria, e é portador de ensinamentos cívicos muito importantes!



Existe também uma longa metragem de animação baseada na obra que este mês te propomos. A edição em português tem a capa que mostramos mesmo por cima destas linhas. Vale bem a pena ver, mas apenas depois de leres o livro.

Acabamos a nossa sugestão de leitura com algumas citações curiosas que podes ler neste livro.

  •      “O homem é o único verdadeiro inimigo que temos. Retirando o Homem da cena, a causa principal da fome e do excesso de trabalho desaparecerá para sempre.”
  • "O Homem não serve os interesses de nenhuma criatura excepto ele próprio."
  •         "A marca distintiva do Homem é a mão, instrumento com o qual faz todo o mal".
  •     "Doze vozes gritavam em fúria e eram todas idênticas. Não havia agora dúvidas sobre o que estava a acontecer à cara dos porcos. Os animais que estavam lá fora olhavam dos porcos para os homens, dos homens para os porcos e novamente dos porcos para os homens; mas já não era possível dizer quem era quem."




Sem comentários:

Enviar um comentário

"O desafio pelo conhecimento" , da Porto Editora, dirigido a 6 turmas do 7º ano na área da Leitura   e a 6 turmas do 8º ano , ...