segunda-feira, 17 de novembro de 2014

“Livro-Objeto”, Richard Towers

Sessão na BE, 31 de outubro de 2014

Hora
Turmas
Professor

10h – 11h 30m
7º C
7º F
12ºG
Sandra Nogueira
Sílvia Guedes
Pedro Morais 

11h 40 - 13h 10
8º A
8º B
9º D
7ºD
Fátima Santana
Rui Cal
Olga Afonso
Sílvia Guedes

Richard Towers é o pseudónimo de Martinho Torres, escritor, músico, editor, artista e mentor da​  Neoma Produções, editora pioneira e responsável por um conceito inovador no mundo da edição: o livro-objeto. ​
 ​
Após o lançamento dos volumes "Tempo" e "Reflexos" (livro-relógio e livro-espelho), seguiu-se a edição do livro-xadrez "O Desafio". Estes livros foram alvo de uma distinção nacional através do programa televisivo da SIC Notícias, The Next Big Idea.

A ideia Livro-objeto acabou por ser selecionada como uma das cinco melhores de Portugal no ano de 2012, algo de que fez também eco o DN/JN na reportagem "Mil motivos de orgulho", em que Richard Towers faz parte da lista dos mil portugueses mais promissores e engenhosos  da atualidade.

Estas nomeações despertaram a curiosidade da RTP, que convidou o autor para falar do seu projeto, no programa Portugal no Coração e, ainda, Jornal de Notícias e do autor Valter Hugo Mãe, que convidou Richard Towers para uma entrevista no Porto Canal.
A temática das obras, nascida a partir do objeto proposto, remete-nos para a reflexão sobre a natureza do tempo, sobre o "quem somos?" e sobre os desafios da vida; em suma, versa sobre a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo.        

 As sessões são conduzidas como uma conversa em que os intervenientes participam a vários níveis, tais como na leitura de excertos e no debate de ideias. Recorre-se, ainda, a interlúdios musicais (com o autor a interpretar guitarra clássica) que convidam à introspeção e à reflexão.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidades na BE - DVD - “ O sonho de Wadjda”, de Haifaa Al-Mansour - “O Ilusionista”, de Neil Burger - “Noé”, de Darren Aronofsky -...