Avançar para o conteúdo principal
O Livro do Mês é uma atividade da BE, que pretende divulgar obras de referência e sugerir a sua leitura aos nossos alunos. 

São livros que nos contam histórias, que nos fazem pensar, que nos divertem ou nos comovem. São janelas abertas para o mundo, que nos mostram muitas realidades e que nos ensinam a nos conhecermos melhor a nós próprios e aos outros. 

Este foi o livro do mês de outubro:

O excerto “Certa manhã, ao acordar após sonhos agitados,Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso insecto.” inicia um dos mais famosos livros de ficção do século XX, e é também uma das frases literárias mais conhecidas de sempre. 
A obra chama-se A Metamorfose, e o seu autor é Franz Kafka, nascido em Praga no distante ano de 1883. Para além do enredo que nos é contado, o livro trata de assuntos como a marginalização, o totalitarismo e o medo da perda da identidade. É um livro curto, mas muito profundo. A sua leitura faz-se num ápice, e é por estas razões todas que o deixamos aqui como proposta. Até porque, no fundo, todos somos um bocado parecidos com Gregor Samsa.

(se achas que a capa é sugestiva, então não tens razão para recusares esta proposta de leitura)

Excerto escolhido:

“ - Vai já chamar o médico. O Gregor está doente. Depressa, o médico! Ouviste Gregor a falar agora mesmo?
- Era uma voz de animal – esclareceu o chefe do escritório, em voz baixa, perante os gritos da mãe.”



O livro em questão é tão conhecido, que a partir dele já foram criados filmes, histórias de banda desenhada, e até músicas baseadas em Gregor Samsa e na sua estranha metamorfose. Apesar de não existir na nossa Biblioteca, deixamos aqui uma imagem da primeira página de A Metamorfose, numa adaptação para BD, feita por Arruda. 


No entanto, não te esqueças: nada como ler o texto original. Para o efeito, basta fazeres a requisição na tua Biblioteca. Faz uso dela. Faz uso dos seus livros. Eles existem para ti.


Boas Leituras, e até ao próximo Livro do Mês!


ESQM, BE, outubro de 2014.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serviço dePsicologiaeOrientação Biblioteca Escolar e AssociaçãodeEstudantes
26 de maio de 2017, 14h 15m
Sessãocom professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade Nova, sobre os cursos:
·Biologia Celular e Molecular ·Bioquímica

·Conservação e Restauro ·Engenharia Geológica ·Matemática, Química Aplicada ·Engenharia do Ambiente ·Engenharia Biomédica ·Engenharia Civil ·Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ·Engenharia Física ·Engenharia e Gestão Industrial
E aqui ficam os nossos desejos de um BOM 2015 para todos!

"À conversa com Marta Atalaya" 
27 de outubro
 - atividade promovida pela professora de português Inês Goulart, para as turmas A, B, C e D do 8º ano, em parceria com a BE.

Os objetivos desta atividade centram-se no estudo do texto não literário e dos diferentes géneros jornalísticos.

Desta vez, os alunos foram os jornalistas e entrevistaram a pivot da SIC Notícias. O guião da entrevista era extenso, mas ainda houve tempo para questões de momento e curiosidades, muitas curiosidades.


Entrevista a Marta Atalaya
No dia 27 de outubro, Marta Atalaya, pivô da SIC Notícias, foi à Escola Secundária Quinta do Marquês para uma pequena entrevista realizada pelos alunos do 8º ano das turmas B,C e D. Às três horas em ponto, a biblioteca encerrou, pois iria decorrer a entrevista a Marta Atalaya. Entretanto, começaram a chegar os alunos acompanhados pelas Professoras Inês Goulart, Madalena Mota e Sónia Costa. "Quando e como soube que queria ser jornalista?”; “A sua família apoiou-a sempre?”; …