Avançar para o conteúdo principal

"O RAP vai à escola"

 Neste mês de dezembro de 2025, os nossos alunos desfrutaram de 3 sessões com o rapper João Nina, numa atividade do Oeiras Educa+, da Câmara Municipal de Oeiras.

O 7ºB, o 8ºA e o 9ºD estiveram presentes nas sessões dinamizadas por João Nina na Biblioteca Escolar Prof. Júlia Tainha e ficaram a conhecer um pouco da vida e música do rapper português, que defende que, através da música, podemo-nos unir na luta pela paz e na construção de um mundo melhor - esta é a mensagem de "É possível", música interpretada ao vivo por João Nina. Também "O que é a vida sem amor? / O que é o arco-íris só com uma cor? / Não é nada!" foram versos que cativaram os alunos, levando-os a juntar as suas vozes à do cantor. "Palmas" foi também interpretada ao vivo e João explicou que este é um exemplo do seu trabalho conjunto com os alunos, pois a canção foi criada com uma turma de 8º ano.

A última interpretação, "Firmeza", foi dedicada à sua avó, apelando ao valor da família.


Alguns testemunhos:

"Gostei muito desta experiência inovadora, porque percebi que temos de aproveitar o tempo ao máximo com quem nós amamos." (7ºB)

"O João Nina cantou-nos canções e mostrou-nos os significados delas. Gostaria de colaborar numa música com ele e mostrar o significado às outras escolas." (7ºB)

"A música de que gostámos mais foi "Firmeza" porque é muito bonita e quase nos fez chorar." (7ºB)

"Gostei muito desta atividade pois o rapper fala de temas muito interessantes, que acontecem na realidade e não são aprendidos na escola. " (9ºD)






Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...

"A arte de ser português"

  A 13 de dezembro, o professor Jorge Cerejeira voltou à ESQM a fim de fazer uma apresentação sobre "A arte de ser português", para as turmas A, B, C e D, do 12º ano, acompanhadas pelas professoras Maria Filomena Santos e Sandra Carreira. Os objetivos das sessões foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender Mensagem , de Fernando Pessoa. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do império português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio, poema irmão de "Lisbon revisited". Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em rel...