sexta-feira, 17 de novembro de 2017

LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO 
novembro 2018

                Este é um livro de homenagem a Bento de Jesus Caraça, personalidade que marcou profundamente o universo científico português do século XX. Nos dias que passam, em que o saber científico parece ter perdido a nitidez e a estabilidade de contornos que o caracterizavam, o exemplo humano de uma figura com a dimensão ética de Bento de Jesus Caraça tornou-se precioso.

 A obra compõe-se de duas partes distintas:

     apresentação de Bento de Jesus Caraça ao público contemporâneo, reunindo textos que revelam o seu percurso intelectual, político e humano e relevando o motivo por que o ilustre matemático, tão precocemente falecido, se tornou uma figura tutelar no debate sobre a relação entre Ciência e sociedade em Portugal. João Caraça, Paulo Almeida, Helena Neves e Alberto Pedroso escrevem sobre o brilhante cientista e notável cidadão.

 Os ensaios reunidos na segunda parte abordam a temática "Ciência e cidadania" a partir de distintas perspetivas.

Sessenta anos após a sua morte, a questão “Ciência e cidadania” continua premente, emergindo agora em novas áreas e sob novos olhares. No mundo em que vivemos, a Ciência penetra o nosso quotidiano, chegando a esconder-se por trás da sua omnipresença. Em resposta a este desafio, foi possível reunir uma coleção de ensaios de grande atualidade de Fernando Gil, Hermínio Martins, João Arriscado Nunes, Luísa Schmidt, Maria Eduarda Gonçalves, Nuno Crato, Ruy de Carvalho e Viriato Soromenho-Marques.

LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidades na BE - DVD - “ O sonho de Wadjda”, de Haifaa Al-Mansour - “O Ilusionista”, de Neil Burger - “Noé”, de Darren Aronofsky -...