Avançar para o conteúdo principal

 Outubro 

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Este ano, o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) é:


Ligando comunidades e culturas

- Apresentação da BE (espaços, recursos, site, blogue)

- Exposição "Breve História das Bibliotecas" 

- Mostra de recursos 

- Avaliação da visita

OPINIÕES DOS ALUNOS DO 7º ANO SOBRE A VISITA À BE

OUTUBRO 2017

“Eu gostei muito porque promove o gosto pela leitura, dá a conhecer os espaços, as regras e as atividades que podemos fazer na BE.”

“(…) foi muito interessante não só para a nossa cultura como para sabermos onde devemos ir para ler, estudar e descontrair.”

“Gostei das diferentes revistas e livros. Aprendi a ver os locais da biblioteca. E também gostei de encontrar a minha coleção favorita.”

“(…) passei a conhecer mais um pouco da biblioteca, e gostei muito de mexer e saber como o E-reader funciona.”

“Fiquei a saber sobre as bibliotecas de antigamente, como eram quando abriram, etc. A apresentação era elaborada e bem organizada. Foi uma atividade exploradora e divertida. A biblioteca está bastante organizada e eu vou começar a vir aqui mais vezes, para estudar, ler ou pesquisar.”

“A biblioteca tem um papel importante no nosso desempenho escolar e acho que devemos visitar a biblioteca para apurarmos o nosso conhecimento, para além disso o espaço é ótimo.”

“(…) a biblioteca tem as coisas necessárias para o “saber” de um aluno.”

“(…) esta atividade despertou o meu interesse. Agora já sei mais informação e posso transmiti-la para quem ainda não sabe.”

“Fiquei a saber o que é uma cota, como se requisita livros e quando começaram a aparecer as bibliotecas.”

“(…) também aprendi a organizar-me na biblioteca.

“Vi como se utiliza a BE, fiquei a saber como a usar e para quê, e além disso fiquei a saber um pouco da história das bibliotecas.”

“Gostei  do espaço, tem várias coisas engraçadas que eu nunca imaginei que uma biblioteca tivesse.”


“Aprendi muitas coisas: como a biblioteca funciona e o comportamento que temos de ter e as regras que temos de cumprir.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serviço dePsicologiaeOrientação Biblioteca Escolar e AssociaçãodeEstudantes
26 de maio de 2017, 14h 15m
Sessãocom professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade Nova, sobre os cursos:
·Biologia Celular e Molecular ·Bioquímica

·Conservação e Restauro ·Engenharia Geológica ·Matemática, Química Aplicada ·Engenharia do Ambiente ·Engenharia Biomédica ·Engenharia Civil ·Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ·Engenharia Física ·Engenharia e Gestão Industrial
E aqui ficam os nossos desejos de um BOM 2015 para todos!

"À conversa com Marta Atalaya" 
27 de outubro
 - atividade promovida pela professora de português Inês Goulart, para as turmas A, B, C e D do 8º ano, em parceria com a BE.

Os objetivos desta atividade centram-se no estudo do texto não literário e dos diferentes géneros jornalísticos.

Desta vez, os alunos foram os jornalistas e entrevistaram a pivot da SIC Notícias. O guião da entrevista era extenso, mas ainda houve tempo para questões de momento e curiosidades, muitas curiosidades.


Entrevista a Marta Atalaya
No dia 27 de outubro, Marta Atalaya, pivô da SIC Notícias, foi à Escola Secundária Quinta do Marquês para uma pequena entrevista realizada pelos alunos do 8º ano das turmas B,C e D. Às três horas em ponto, a biblioteca encerrou, pois iria decorrer a entrevista a Marta Atalaya. Entretanto, começaram a chegar os alunos acompanhados pelas Professoras Inês Goulart, Madalena Mota e Sónia Costa. "Quando e como soube que queria ser jornalista?”; “A sua família apoiou-a sempre?”; …