Avançar para o conteúdo principal
Semana da Cultura Científica














A comemoração desta semana iniciou-se com uma palestra do Dr. José Manuel Conceição sobre o tema "Comunicações", para 4 turmas do 11º ano.




Seguem-se alguns comentários dos alunos do 11º :

"O professor conseguiu criar uma certa dinâmica e cativar a atenção dos alunos. Abordou de forma prática e fácil de entender o tema das comunicações."


“A palestra foi interessante e o professor conseguiu chegar aos alunos.”

“Ficámos a conhecer um pouco melhor a história das comunicações e como se vivia antigamente sem tecnologias. No geral penso que foi positivo e serviu para complementar a matéria dada nas aulas.”

“(…) contribuiu para um melhor conhecimento do tema, principalmente do contexto histórico e da evolução.”

"Foi bom sair da rotina das aulas mas continuar a aprender. Esperamos repetir a experiência brevemente."

“Os exemplos de vídeo captaram a atenção dos alunos e o discurso foi apresentado de forma clara e fluente.”

“A palestra foi interessante e bem apresentada. Foram apresentadas curiosidades sobre o tema, o que serviu, de certo modo, como uma introdução à matéria a ser estudada nas aulas.”


“Achei muito interessante o orador explicar a origem da semana da cultura científica.”

"... a palestra foi interessante pois conseguimos adquirir novos conhecimentos."








À conversa com um Geólogo Marinho

No âmbito da Semana da Cultura Científica, quatro turmas do 7.º ano tiveram a oportunidade de conhecer o Professor Pedro Terrinha, geólogo marinho e investigador no Instituto Português do Mar e da Atmosfera. 

 As sessões decorreram na Biblioteca, às 9h e às 10h, tendo participado as turmas A, C, D e F.
Entre outros assuntos, o Professor levou os alunos a pensar sobre a noção do tempo em Geologia, a questionar a origem dos sismos e dos tsunamis, e a descobrir os estudos que se realizam sobre o fundo dos oceanos.

Seguem-se alguns testemunhos sobre esta sessão:

“Achei a atividade interessante e educativa. O Professor Pedro explica muito bem os fenómenos com exemplos da vida real. O Professor é simpático e mostrou imagens muito explícitas dos acontecimentos.”  Tiago Santos, 7.ºF

“Eu gostei muito da palestra e aprendi muito. O geólogo falou-nos do seu trabalho e abordou um tema muito interessante: os sismos. Claro que nos falou também de outros temas, mas este foi o que eu mais gostei. Achei muito interessante, mas foi pena só durar 45 minutos.” 
Pedro Moreira, 7.ºA

“Eu achei a sessão muito útil e esclarecedora, porque pudemos aprender mais sobre o trabalho do Professor Pedro Terrinha. Pudemos também desfrutar de um momento agradável, em que todos aprendemos mais sobre os geólogos e onde pudemos fazer perguntas e tirar dúvidas, não só da matéria que estamos a estudar, como de coisas que ainda não estudámos, mas interessantes também.”   
Joana Leite, 7.ºD

“Eu gostei da sessão, pois ajudou-me a esclarecer algumas coisas sobre a matéria que estávamos a dar em Ciências. O Professor Pedro Terrinha deu-nos muitas informações sobre o trabalho dos geólogos. Valeu a pena esta apresentação, pois foi, também, a primeira vez que estive ao lado de um geólogo.” 
  Madalena Abreu, 7.ºC

“Gostei, porque foi importante para aprendermos mais coisas e de uma forma diferente. Não foi apenas uma palestra comum, foi uma aula divertida. Serviu para adquirirmos mais conhecimento.”  Francisca Branco, 7.ºF

“No passado dia 26 de novembro, quinta-feira, assistimos a uma palestra com o geólogo Pedro Terrinha, que nos falou um pouco sobre o seu trabalho. Começou por nos explicar os sismos e por fim falou-nos de como os geólogos marinhos exploram o fundo do mar. Pessoalmente gostei bastante da palestra e penso que este poderia ser um bom emprego para mim, espero que tenha também inspirado outros colegas.”  
  Joana Lousa, 7.ºA

“Gostei muito da sessão, pois o Professor Pedro Terrinha explicou tudo com muito entusiasmo e com vontade. Acho que o Professor tinha muito jeito para lidar com crianças como nós e tinha muito sentido de humor. Foi muito interessante.”  
Sara Vendas, 7.ºC

“Achei a sessão útil e interessante, pois permitiu usar a nossa matéria de ciências e explorá-la de uma forma diferente e um pouco mais alargada. O Professor também pôde explicar o seu trabalho enquanto geólogo, o que foi interessante.”
  Raquel Dias, 7.ºD




A Biblioteca Escolar, em colaboração com a Geotejo, organizou uma Feira de Minerais nos dias 26 e 27 de novembro. A afluência foi notória.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...

"A arte de ser português"

  A 13 de dezembro, o professor Jorge Cerejeira voltou à ESQM a fim de fazer uma apresentação sobre "A arte de ser português", para as turmas A, B, C e D, do 12º ano, acompanhadas pelas professoras Maria Filomena Santos e Sandra Carreira. Os objetivos das sessões foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender Mensagem , de Fernando Pessoa. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do império português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio, poema irmão de "Lisbon revisited". Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em rel...