Avançar para o conteúdo principal
Último livro do mês de 2014/2015


O ano letivo aproxima-se do fim, e por isso sabe bem acalmar um pouco… Isto de abrandar o ritmo e a alma tem muito que se lhe diga, como sabes. Por isso, nada melhor do que um bom livro de poesia. Faz milagres, acredita! Pensei em Eugénio de Andrade, e na sua Antologia Breve. Mais do que um livro, é um bálsamo, uma dose de prazer em papel impresso.
(em vez da capa, um desenho do poeta. o livro está na BE)

Não há nada melhor do que bons versos. Eles dizem muito sobre quem os escreve, mas ainda dizem mais sobre ti. Aproveita estes, que te deixo aqui:

“De palavra em palavra / a noite sobe / aos ramos mais altos”; “Escuto um rumor: é só silêncio”; “O meu país sabe às amoras bravas / no verão”; “As primeiras chuvas estavam tão perto / de ser música”.


Agora já sabes: outros versos como estes, tão bonitos como estes, ou mais bonitos até podem sem ser encontrados nesta Antologia Breve. Leva-os contigo. Leva-os em ti.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...

"A arte de ser português"

  A 13 de dezembro, o professor Jorge Cerejeira voltou à ESQM a fim de fazer uma apresentação sobre "A arte de ser português", para as turmas A, B, C e D, do 12º ano, acompanhadas pelas professoras Maria Filomena Santos e Sandra Carreira. Os objetivos das sessões foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender Mensagem , de Fernando Pessoa. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do império português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio, poema irmão de "Lisbon revisited". Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em rel...