Avançar para o conteúdo principal

Férias de verão






Uma boa razão para não passar o verão sem boas leituras!
Vejamos as sugestões de leitura para este verão, de alguns dos escritores portugueses mais vendidos - de acordo com a revista "Tentações", da SÁBADO:


Gonçalo M. Tavares:
Caminhar no Gelo, Werner Herzog: uma caminhada visual, uma espécie de sacrifício de Herzog.

Pássaros na Boca, S. Schweblin: contos insólitos, alguns terríveis.

Kyoto, Y. Kawabata: A atenção aos pormenores: Encontrar-nos-emos debaixo das cerejeiras do parque. Enquanto se olha as floras a espera não cansa."



Miguel Sousa Tavares:
O Tigre Branco, Aravind Adiga, romance premiado com o Booker Prize de 2008

História de Portugal, Oliveira Martins, é um "relato impiedoso do país"
Dom Casmurro, Machado de Assis, uma escrita que resiste ao tempo.


Valter Hugo Mãe:
O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, Afonso Cruz, "é um escritor que junta imaginação prodigiosa e linguagem cuidada."

Bufo & Spallanzani, Rubem Fonseca, "é o melhor escritor quase policial do mundo. Este romance é de largo fôlego. Uma maravilha."

Gente Independente, Halldór Laxness, "Imperdível."



José Luís Peixoto:
Como Deus Manda, Niccolò Ammaniti : "É a nova literatura italiana."

Gráfico de Vendas com Orquídeas, Dinis Machado: "É um livro inteligente, mas ao mesmo tempo ligeiro."

Poesia Reunida, Manuel António Pina, "Ganhou o Prémio Camões e foi merecido.  A sua poesia é muito própria, mas ao mesmo tempo portuguesa, muito do que somos."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...

"A arte de ser português"

  A 13 de dezembro, o professor Jorge Cerejeira voltou à ESQM a fim de fazer uma apresentação sobre "A arte de ser português", para as turmas A, B, C e D, do 12º ano, acompanhadas pelas professoras Maria Filomena Santos e Sandra Carreira. Os objetivos das sessões foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender Mensagem , de Fernando Pessoa. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do império português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio, poema irmão de "Lisbon revisited". Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em rel...