Avançar para o conteúdo principal
“Livro-Objeto”, Richard Towers

Sessão na BE, 31 de outubro de 2014

Hora
Turmas
Professor

10h – 11h 30m
7º C
7º F
12ºG
Sandra Nogueira
Sílvia Guedes
Pedro Morais 

11h 40 - 13h 10
8º A
8º B
9º D
7ºD
Fátima Santana
Rui Cal
Olga Afonso
Sílvia Guedes

Richard Towers é o pseudónimo de Martinho Torres, escritor, músico, editor, artista e mentor da​  Neoma Produções, editora pioneira e responsável por um conceito inovador no mundo da edição: o livro-objeto. ​
 ​
Após o lançamento dos volumes "Tempo" e "Reflexos" (livro-relógio e livro-espelho), seguiu-se a edição do livro-xadrez "O Desafio". Estes livros foram alvo de uma distinção nacional através do programa televisivo da SIC Notícias, The Next Big Idea.

A ideia Livro-objeto acabou por ser selecionada como uma das cinco melhores de Portugal no ano de 2012, algo de que fez também eco o DN/JN na reportagem "Mil motivos de orgulho", em que Richard Towers faz parte da lista dos mil portugueses mais promissores e engenhosos  da atualidade.

Estas nomeações despertaram a curiosidade da RTP, que convidou o autor para falar do seu projeto, no programa Portugal no Coração e, ainda, Jornal de Notícias e do autor Valter Hugo Mãe, que convidou Richard Towers para uma entrevista no Porto Canal.
A temática das obras, nascida a partir do objeto proposto, remete-nos para a reflexão sobre a natureza do tempo, sobre o "quem somos?" e sobre os desafios da vida; em suma, versa sobre a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo.        

 As sessões são conduzidas como uma conversa em que os intervenientes participam a vários níveis, tais como na leitura de excertos e no debate de ideias. Recorre-se, ainda, a interlúdios musicais (com o autor a interpretar guitarra clássica) que convidam à introspeção e à reflexão.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...

"A arte de ser português"

  A 13 de dezembro, o professor Jorge Cerejeira voltou à ESQM a fim de fazer uma apresentação sobre "A arte de ser português", para as turmas A, B, C e D, do 12º ano, acompanhadas pelas professoras Maria Filomena Santos e Sandra Carreira. Os objetivos das sessões foram os de fomentar o gosto pela leitura e, principalmente, compreender Mensagem , de Fernando Pessoa. Interligando a poesia e a música, Jorge Cerejeira deu a conhecer aos alunos alguns compositores como Sérgio Godinho, de quem se ouviu "Etelvina", bem como o diseur Mário Viegas, com um poema de Mário-Henrique Leiria. Foi lido "O poema do menino Jesus", de Alberto Caeiro, e feita a relação entre este menino tão desejado e D. Sebastião, coroado rei aos 14 anos, esperança de renovação do império português. Também foi declamado "Cântico Negro", de José Régio, poema irmão de "Lisbon revisited". Foi abordado o contexto do Estado Novo e referida a dualidade estranha em rel...