Avançar para o conteúdo principal
Semana da Cultura Científica














A comemoração desta semana iniciou-se com uma palestra do Dr. José Manuel Conceição sobre o tema "Comunicações", para 4 turmas do 11º ano.




Seguem-se alguns comentários dos alunos do 11º :

"O professor conseguiu criar uma certa dinâmica e cativar a atenção dos alunos. Abordou de forma prática e fácil de entender o tema das comunicações."


“A palestra foi interessante e o professor conseguiu chegar aos alunos.”

“Ficámos a conhecer um pouco melhor a história das comunicações e como se vivia antigamente sem tecnologias. No geral penso que foi positivo e serviu para complementar a matéria dada nas aulas.”

“(…) contribuiu para um melhor conhecimento do tema, principalmente do contexto histórico e da evolução.”

"Foi bom sair da rotina das aulas mas continuar a aprender. Esperamos repetir a experiência brevemente."

“Os exemplos de vídeo captaram a atenção dos alunos e o discurso foi apresentado de forma clara e fluente.”

“A palestra foi interessante e bem apresentada. Foram apresentadas curiosidades sobre o tema, o que serviu, de certo modo, como uma introdução à matéria a ser estudada nas aulas.”


“Achei muito interessante o orador explicar a origem da semana da cultura científica.”

"... a palestra foi interessante pois conseguimos adquirir novos conhecimentos."








À conversa com um Geólogo Marinho

No âmbito da Semana da Cultura Científica, quatro turmas do 7.º ano tiveram a oportunidade de conhecer o Professor Pedro Terrinha, geólogo marinho e investigador no Instituto Português do Mar e da Atmosfera. 

 As sessões decorreram na Biblioteca, às 9h e às 10h, tendo participado as turmas A, C, D e F.
Entre outros assuntos, o Professor levou os alunos a pensar sobre a noção do tempo em Geologia, a questionar a origem dos sismos e dos tsunamis, e a descobrir os estudos que se realizam sobre o fundo dos oceanos.

Seguem-se alguns testemunhos sobre esta sessão:

“Achei a atividade interessante e educativa. O Professor Pedro explica muito bem os fenómenos com exemplos da vida real. O Professor é simpático e mostrou imagens muito explícitas dos acontecimentos.”  Tiago Santos, 7.ºF

“Eu gostei muito da palestra e aprendi muito. O geólogo falou-nos do seu trabalho e abordou um tema muito interessante: os sismos. Claro que nos falou também de outros temas, mas este foi o que eu mais gostei. Achei muito interessante, mas foi pena só durar 45 minutos.” 
Pedro Moreira, 7.ºA

“Eu achei a sessão muito útil e esclarecedora, porque pudemos aprender mais sobre o trabalho do Professor Pedro Terrinha. Pudemos também desfrutar de um momento agradável, em que todos aprendemos mais sobre os geólogos e onde pudemos fazer perguntas e tirar dúvidas, não só da matéria que estamos a estudar, como de coisas que ainda não estudámos, mas interessantes também.”   
Joana Leite, 7.ºD

“Eu gostei da sessão, pois ajudou-me a esclarecer algumas coisas sobre a matéria que estávamos a dar em Ciências. O Professor Pedro Terrinha deu-nos muitas informações sobre o trabalho dos geólogos. Valeu a pena esta apresentação, pois foi, também, a primeira vez que estive ao lado de um geólogo.” 
  Madalena Abreu, 7.ºC

“Gostei, porque foi importante para aprendermos mais coisas e de uma forma diferente. Não foi apenas uma palestra comum, foi uma aula divertida. Serviu para adquirirmos mais conhecimento.”  Francisca Branco, 7.ºF

“No passado dia 26 de novembro, quinta-feira, assistimos a uma palestra com o geólogo Pedro Terrinha, que nos falou um pouco sobre o seu trabalho. Começou por nos explicar os sismos e por fim falou-nos de como os geólogos marinhos exploram o fundo do mar. Pessoalmente gostei bastante da palestra e penso que este poderia ser um bom emprego para mim, espero que tenha também inspirado outros colegas.”  
  Joana Lousa, 7.ºA

“Gostei muito da sessão, pois o Professor Pedro Terrinha explicou tudo com muito entusiasmo e com vontade. Acho que o Professor tinha muito jeito para lidar com crianças como nós e tinha muito sentido de humor. Foi muito interessante.”  
Sara Vendas, 7.ºC

“Achei a sessão útil e interessante, pois permitiu usar a nossa matéria de ciências e explorá-la de uma forma diferente e um pouco mais alargada. O Professor também pôde explicar o seu trabalho enquanto geólogo, o que foi interessante.”
  Raquel Dias, 7.ºD




A Biblioteca Escolar, em colaboração com a Geotejo, organizou uma Feira de Minerais nos dias 26 e 27 de novembro. A afluência foi notória.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

 Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022               Todas as turmas de 7º ano, algumas de 8º e todas as 10º participaram numa  sessão na  BE, agora a funcionar sem constrangimentos, no sentido de conhecerem  melhor o  espaço e as regras de funcionamento.  
  LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO DO MÊS LIVRO OUTUBRO 2018  Como um romance Obra muito original, em que, com humor, mas também seriedade, Daniel Pennac, romancista, professor e pai, descreve as perplexidades dos pais e dos filhos no conflito surdo que é o do interesse e do prazer da leitura, que muitos dos jovens teimam em não reconhecer. De facto, tem de se gostar de ler e, por isso mesmo, os leitores usufruem de direitos, que o autor enuncia como “Os direitos inalienáveis do leitor”. Escritor francês de sucesso internacional. Tem, como destaque, o Prémio Renaudot de 2007, que ganhou pelo seu romance autobiográfico Mágoas da Escola, obra traduzida em 24 países. Em 2008, Daniel Pennac obteve, pelo conjunto da sua obra, o Prémio Metropolis Bleu, anteriormente atribuído a escritores como Margaret Atwood, Carlos Fuentes, Paul Auster ou Norman Mailer.

"Miúdos a votos" - votação final

  No   passado dia 12 de março, os alunos do 3º ciclo deslocaram-se à BE para votarem no "livro mais fixe", uma iniciativa desenvolvida a nível nacional, resultante da colaboração entre a revista Visão Júnior, a  RBE  e as bibliotecas escolares. Ao longo do dia, a mesa eleitoral foi constituída por alunos do  7ºF  e do  7ºA  que, na posse dos cadernos eleitorais, foram procedendo à entrega do boletim de voto a cada eleitor. No final do dia, procedemos ao escrutínio, tendo-se apurado os seguintes resultados: -   O  Homícidio  Perfeito: um guia para boas raparigas ,  Holly  Jackson  -  67 votos -   O rapaz do pijama às riscas , John  Boyne   -  43 votos -   Isto acaba aqui ,  Colleen   Hoover   -  28 votos -   O Diário de  Anne  Frank ,  Anne  Frank  -  24 votos -  Cherub: O Recruta , Robert Muchamore - 23 votos -   Amor e...