Avançar para o conteúdo principal
As turmas B e C do 8º ano encontraram-se com a autora de Índigo, Inês de Barros Baptista.






Após a leitura da obra nas aulas de português, com a professora Cristina Basto, os alunos puderam conhecer a escritora de "uma história de descoberta para todas as idades". A curiosidade foi grande, as perguntas foram muitas e o diálogo fluiu.





Comentários dos alunos:


  • "(...)foi uma grande oportunidade conhecê-la."
  • "Gostámos muito do ensinamento que o livro nos deu acerca das características das diversas pessoas (...)"
  • "Adorei ouvi-la responder às nossas questões, adorei a sua forma de ser, a sua simpatia e a sua boa disposição."
  • "(...)fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ter a assinatura da escritora no meu livro, que foi escrito por ela."
  • "Do que mais gostei neste encontro foi a oportunidade de conhecer a escritora. Foi muito bom! Adorei!"
  • "Do que mais gostei neste encontro foi a demonstração de mandalas."
  • "Quando escreve os seus livros, as personagens decidem o seu próprio destino, criando a história."
  • "(...)a escritora apresentou-se tal como eu a achava. (...) Do que gostei no livro foi a forma como Índigo mudou e libertou os pensamentos das pessoas da inveja e da maldade."
  • "Gostei bastante deste encontro porque não é todos os dias que podemos entrevistar uma escritora."
  • "Fizemos perguntas e pudemos saber como é que a autora ganha inspiração. Inês de Barros Baptista revelou-nos a maneira como vê o mundo e, assim, partilhámos ideias."
  • "(...)tive a oportunidade de estar na mesma sala que a bisneta de um grande escritor que admiro e venero muito, João de Barros, escritor de grandes obras como Eneida, de Virgílio, e Os Lusíadas contados às crianças e ao povo."
  • "Ter a oportunidade de conviver com alguém imaginativo e criativo como Inês de Barros Baptista foi uma grande experiência, especialmente por podermos perguntar-lhe tudo acerca da sua inspiração não só na criação deste livro, como também na sua vida. Com ela aprendemos que é importante conhecer os dois lados da vida, e não só o que nos parece mais agradável, ou seja, «é necessário conhecer o frio para sentir o calor» ou «só sabemos o que é a luz depois de sabermos o que é o escuro»."
  • "Fantástica, inspiradora, cativante, tudo o que se pode pedir a uma autora."
  • "Uma palestra repleta de histórias e aventuras na sua carreira e na vida pessoal, Inês de Barros Baptista mostrou-nos outro lado de si. O seu lado Índigo."
  • "(...)foi uma experiência maravilhosa. (...) é muito simpática e tem uma maneira de olhar para o mundo e para as pessoas que muito pouca gente tem. Estas características viam-se imenso no livro que lemos. Esta escritora é alguém muito especial que me inspirou e com quem consegui identificar-me em muitas coisas. Gostei imenso de ler o seu livro e fiquei muito curiosa em experimentar a técnica das mandalas. Muito obrigada!" 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serviço dePsicologiaeOrientação Biblioteca Escolar e AssociaçãodeEstudantes
26 de maio de 2017, 14h 15m
Sessãocom professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade Nova, sobre os cursos:
·Biologia Celular e Molecular ·Bioquímica

·Conservação e Restauro ·Engenharia Geológica ·Matemática, Química Aplicada ·Engenharia do Ambiente ·Engenharia Biomédica ·Engenharia Civil ·Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ·Engenharia Física ·Engenharia e Gestão Industrial
E aqui ficam os nossos desejos de um BOM 2015 para todos!

"À conversa com Marta Atalaya" 
27 de outubro
 - atividade promovida pela professora de português Inês Goulart, para as turmas A, B, C e D do 8º ano, em parceria com a BE.

Os objetivos desta atividade centram-se no estudo do texto não literário e dos diferentes géneros jornalísticos.

Desta vez, os alunos foram os jornalistas e entrevistaram a pivot da SIC Notícias. O guião da entrevista era extenso, mas ainda houve tempo para questões de momento e curiosidades, muitas curiosidades.


Entrevista a Marta Atalaya
No dia 27 de outubro, Marta Atalaya, pivô da SIC Notícias, foi à Escola Secundária Quinta do Marquês para uma pequena entrevista realizada pelos alunos do 8º ano das turmas B,C e D. Às três horas em ponto, a biblioteca encerrou, pois iria decorrer a entrevista a Marta Atalaya. Entretanto, começaram a chegar os alunos acompanhados pelas Professoras Inês Goulart, Madalena Mota e Sónia Costa. "Quando e como soube que queria ser jornalista?”; “A sua família apoiou-a sempre?”; …